Quando se entra numa loja de alarmes para motos, fica difícil escolher qual comprar. O vendedor lhe oferece uma diversidade de alarmes e você sempre acha que tem um melhor do que o outro. Como fazer?
Primeiro você deve analisar as suas necessidades e condições. Exemplo, se você utiliza a moto para o trabalho, estaciona em diversos lugares diferentes, em lugares com alta periculosidade, é interessante instalar um alarme que possua diversas funções. Mas que funções são essas.
Alarme para moto com função sensor de movimentação
Neste caso, após acionado o alarme, se sua moto sofrer qualquer tipo de movimento, ele dispara a buzina, alerta e em alguns casos sirenes instaladas. Este tipo de alarme é o alarme mais utilizado por motos e carros na atualidade.
Alarme para moto com função sensor e aviso celular
Este modelo de alarme é igual ao citado acima sendo que este possui um “plus” que é o aviso pelo celular. Se o alarme da moto for disparado, além das funções de sirene, buzina e alerta, este alarme envia uma mensagem para o seu celular, avisando que sua moto esta sendo furtada.
Neste alarme à necessidade de se ter instalado um celular para que as mensagens sejam enviadas.
Alarme de moto com bloqueio de ignição
No modelo com bloqueio de ignição, ao ser disparado o alarme, aquelas funções de buzina, sirene, alerta são acionadas e, além disso, há um bloqueio na partida da moto, evitando que ela seja ligada.
Há bloqueios elétricos, bloqueios mecânicos, ocorrendo à interrupção do fornecimento de combustível.
Alarme para moto com rastreamento
Existem dois tipos de rastreamento no alarme para moto. Um via celular e outro via satélite.
O primeiro utiliza um celular para realizar o rastreamento. Este envia as coordenadas da localização da moto para o celular do dono, para que o mesmo possa realizar a verificação da posição da mesma.
No segundo tipo e dependendo do modelo, o cliente possui aparelho GPS para inserir as coordenadas para verificação. Há possibilidade também de se pesquisar na internet através do Google Earth e similares. No rastreamento via satélite existem empresas especializadas para tal, em que o suporte se responsabiliza pela busca e apreensão.
Conforme verificado acima, existem uma infinidade de alarmes que podem ser utilizados e ultimamente os fabricantes estão cada vez mais incrementando funções aos alarmes.
Uma função que combina rastreamento e bloqueio e a cerca virtual. A cerca virtual funciona da seguinte maneira:
- O usuário cadastra a sua cerca virtual no alarme, sendo que esta cerca significa que se a moto ultrapassar os limites delimitados, o alarme pode acionar a sirene, bloquear a ignição da moto automaticamente ou quando a moto for estacionada. Este sistema é util em caso de sequestro, podendo ser disparado um aviso a diversos celulares cadastrados.
Quanto mais funcionalidades tiver o seu sistema de alarme, maior segurança sobre o seu bem você terá.
Com o advento do smartphones, dotados de sistema android, diversas pessoas tem implementado uma solução "caseira" com função de alarme e rastreador.
Através de um App especifico de rastreamento do smartphone, o mesmo pode ser anexado a moto com cabo de carregamento através da bateria da moto.
Utilizando as funções de rastreamento e automatização, é possível realizar uma solução caseira de rastreamento e bloqueio da moto.
Alarme para moto com travamento do disco
Esta função de travamento do disco assemelha-se ao bloqueio via ignição. Após o acionamento do alarme o disco e travado, impedindo a moto de realizar o seu deslocamento. Trata-se de um alarme preventivo , utilizando uma ação antes do furto para evitar o deslocamento da moto. O sistema é combinado com diversas outras formas de alarmes.
Cuidados que se deve ter com o sistema de Alarme para Moto
Após ter definido qual sistema de alarme você irá utilizar em sua moto, é importante verificar que cuidados você dever ter em sua manutenção. Estes cuidados derivam também da forma que foi instalado seu alarme.
Deve-se ter cuidado com a exposição de fios e outros componentes eletrônicos ao sol e calor, pois devido a uma má instalação do alarme esta situação diminui a vida útil do seu alarme e põe em risco a integridade da sua moto, podendo ocasionar uma pane elétrica ou até princípio de incêndio.
Outro ponto que deve ser observado é se o alarme da sua moto possui monitoramento. Caso você tenha escolhido um sistema de alarme por monitoramento, dependendo do tipo de monitoramento, se for via chip gsm, ou empresa de monitoração satélite, é necessário que haja sempre "créditos no chip gsm" ou que se esteja em dia com as mensalidades, gerando algumas despesas mensais na manutenção do seu alarme.
É muito importante que de tempos em tempos, por exemplo, a cada duas semanas , seja realizada uma simulação de furto ou evasão do perímetro para verificação das funcionalidades do seu alarme. Pois assim, você estará garantido o perfeito funcionamento do sistema e a segurança da sua moto.
Melhores Marcas de Alarmes para Motos
Dentre a infinidade de marcas de Alarmes para Motos, a marca Positron tem se destacado na fabricação de Alarmes voltados para o público motoqueiro.
Uma das características dos Alarmes da Positron é a disponibilidade de Alarmes por fabricantes de motos, atendendo a motocicletas Honda, Yamaha, Kasinski, BMW, Dafra, Ducati, Harley Davidson,
Kawasaki,Piaggio, Shineray , Sundown, Suzuki, Traxx, Wuyang.
Algumas marcas não são atendidas por modelos exclusivos, e sim genéricos.
E alguns modelos já possuem alarmes exclusivos como a THOR, BROS, CB300.
Outras marcas de alarmes disponiveis no mercado são: RADAR, ECLIPSE, CONNECT PARTS, REALMAX e outras marcas Importadas.
Lançamento Alarme Duoblock PX G8
Em todos os casos o importante é ponderar qual tipo de alarme para moto satisfaz a sua necessidade e o seu bolso.