Dicas de Segurança para Evitar Roubos e Furtos de Automóveis e Motos


A segurança é uma preocupação importante não apenas para evitar acidentes no trânsito, mas também para proteger seu veículo contra a violência urbana. Tomar precauções diárias pode reduzir significativamente as chances de se tornar uma vítima de criminosos. 

Essas dicas são válidas para todos, independentemente de possuírem seguro para o veículo, pois além dos prejuízos materiais e do transtorno burocrático, a própria vida da pessoa pode ser colocada em risco.

Cuidados para motociclistas:

Os motociclistas precisam ter uma responsabilidade redobrada devido à sua vulnerabilidade física em comparação aos motoristas de carros. Andar em grupos é uma ótima dica, pois diminui as chances de ser abordado por criminosos.

Manter a moto em boas condições de manutenção e sempre com o tanque de combustível abastecido é essencial para evitar imprevistos que o obriguem a parar em locais e horários perigosos.

Ao estacionar, certifique-se de travar a moto e prender o capacete a ela. Instalar um alarme para moto também é altamente recomendado, pois chama a atenção das pessoas ao redor em caso de tentativa de assalto.

Recomendações para motoristas:

No caso dos motoristas de automóveis, é importante estar atento a golpes. Se algo atingir o carro, como um objeto ou um pneu furar, e se outra pessoa na pista pedir ajuda ou ocorrer algum imprevisto que exija parar o veículo, a recomendação é não parar imediatamente.

Antes de verificar o dano ou a situação, dirija com cuidado até um local movimentado e bem iluminado para evitar a ação de oportunistas. Se precisar prestar socorro a terceiros e o lugar parecer deserto e suspeito, ligue para a polícia (190) e solicite ajuda.

Durante a noite, é aconselhável ficar do lado direito da pista ao parar em semáforos. Isso dificulta a abordagem surpresa por parte de estranhos, que normalmente esperam do lado esquerdo. Mantenha as janelas fechadas, as portas trancadas e a marcha engatada.

Redução de ocorrências de assaltos:

Segundo estatísticas da Polícia Militar, as ocorrências de roubos de veículos na Grande São Paulo tiveram uma queda de 8,94% no segundo trimestre de 2006, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de furtos também apresentou uma redução de 11,85% nessa comparação.

Embora esses números sejam encorajadores, é importante observar que ainda ocorreram 4.693 roubos e 4.325 furtos de veículos na região durante esses três meses. Um total de cerca de 9.000 veículos, o que equivale a uma média de 3.000 carros por mês. Imagine se fosse o seu carro?

Portanto, seguir essas dicas de segurança veicular é fundamental para proteger seu veículo e garantir sua tranquilidade no trânsito.


Postagens mais visitadas deste blog

Alarmes Genuínos Honda: Proteção Avançada para sua Moto

Guia Completo: Alarmes para Moto - Escolha o Melhor para sua Segurança

Defenda Sua Moto: A Nova Tendência Antifurto que Está Transformando a Segurança das Motocicleta